Você está em: Início > Cursos > Licenciaturas > MOT

Ciências de Educação Física, Desporto e Motricidade Humana



Sigla: MOT
Departamento: Departamento de Ciências da Educação, Sociais e Humanas
Grau: Licenciatura
Início de funcionamento: 2010
Descrição: ENQUADRAMENTO E FUNDAMENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E MOTRICIDADE HUMANA

A licenciatura em Ciências de Educação Física, Desporto e Motricidade Humana insere-se numa perspectiva intercultural e transdisciplinar, fruto da política educativa curricular do Ensino Universitário do Instituto Piaget, integrando-se numa visão moderna da formação universitária, orientada pelo princípio da formação filosófica e científica numa perspectiva interdisciplinar. Aborda de uma forma original as situações educativas, privilegia uma equilibrada relação ecológica através do comportamento motor e da expressão corporal, e tem em conta que o biológico deve ser considerado no âmbito do social.
Totalmente ajustado à realidade, este curso mantém a sua actualidade e especificidade quanto às necessidades de formação ética, humana e social respondendo aos novos mercados de intervenção profissional.
A introdução de novas unidades curriculares, a valorização do processo de construção do conhecimento do aluno (traduzida em créditos de tempo de estudo) e, ainda, a adopção de uma metodologia de ensino diferenciada muito mais dirigida para o pensamento do aluno permitiram uma melhor contextualização desta licenciatura ao nível nacional e internacional.
O curso centra-se no estudo do corpo em movimento intencional, tendo em consideração a interacção entre as regulações biológicas e os significados culturais dos comportamentos que exprime. Desta forma, é dado especial relevo à evolução das necessidades sociais e aos novos mercados de intervenção profissional, podendo o aluno optar, a partir do 3º ano, pelos ramos de Ciências da Educação Física e Desporto ou da Educação Especial e Reabilitação Física.
Assim sendo, o curso subdivide-se em dois ramos, o ramo de Educação Física e Desporto que tem como finalidade a formação e treino desportivo, gestão de actividades desportivas, exercício e saúde e recreação e lazer. No que concerne à Educação Especial e Reabilitação Física, este ramo visa a intervenção psicomotora supervisionada, através da mediação corporal, centrada no estudo do corpo e das suas manifestações na interacção dos processos biológicos com os valores sócio-culturais¿; reeducação supervisionada de problemas do desenvolvimento psicomotor, intervenção precoce e a inclusão de pessoas com condição de deficiência na escola e na sociedade.
Esta Licenciatura será por certo um valioso meio de intervenção para quem queira dedicar-se ao exercício de uma actividade multifacetada que, por esta razão, tanto pode ser exercida em organismos estatais como privados, dirigindo-se a todos os escalões etários, nas diferentes vertentes como:
Desporto-Formação;
Desporto-Rendimento;
Desporto-Recreação;
Desporto-Saúde;
Educação Especial;
Reabilitação.

OBJECTIVOS DO CURSO

Objectivos Gerais

É dado especial relevo à evolução das necessidades sociais e aos novos mercados de intervenção profissional, podendo os alunos optar, a partir do 3º ano, pelos ramos de Ciências da Educação Física e do Desporto ou da Educação Especial e Reabilitação Física. O Curso centra-se no estudo do corpo, tendo em conta a interacção entre as regulações biológicas e os significados culturais dos comportamentos que exprime. Assume-se que o corpo se projecta nas relações de circunstância do agir concreto ao longo da vida, de modo a conciliar as necessidades dos indivíduos, as exigências das situações e os objectivos dos sistemas sociais. A formação tem ainda presentes as adaptações do desenvolvimento normal ou atípico e a superação implícita ao rendimento humano.

Objectivos Específicos

O ramo de Ciências da Educação Física e do Desporto tem raízes na antiga formação em Educação Física, prosseguindo a mesma finalidade prática através de vivências desportivas diversificadas e da experiência pedagógica de ensino. Dado que se estende ao campo das Ciências do Desporto, o plano curricular inclui também a abordagem de áreas como os espaços de realização da prática desportiva, a formação, o lazer e o alto rendimento.
O ramo de Educação Especial e Reabilitação Física concentra-se no estudo das limitações de autonomia dos deficientes e das pessoas fisicamente inadaptadas. Estuda a reabilitação e a integração a partir de estratégias terapêuticas mobilizadoras de capacidades adaptativas.

PERFIL DE SAÍDA

Competências Gerais

- Capacidade de análise crítica do desenvolvimento humano, através da motricidade, pelo estudo do corpo e das suas manifestações na interacção dos processos biológicos com os valores sócio-culturais;
- Competência de avaliação e intervenção psicomotora no desenvolvimento humano atípico, ao longo da vida;
- Capacidade de resposta científica e técnica aos problemas que lhe são colocados; - Aptidão de promoção de competências sociais e pessoais;
- Idoneidade de desenvolver a capacidade de avaliar, prescrever, intervir, gerir e coordenar serviços / programas de Reabilitação ou de Treino;
- Estimular a existência de um espírito científico e crítico nesta área.

Competências Específicas

Os alunos, no final do curso, deverão estar:
- Aptos de articular e aplicar as teorias / modelos teóricos ao estudo das realidades concretas;
- Capazes de planear, conceberem e executar investigação;
- Habilitados de executar as mais diversas tarefas que os profissionais da Motricidade Humana são hoje chamados a desempenhar.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Ramo Ciências da Educação Física e Desporto:
- Formação e treino desportivo (clubes e associações), Gestão de actividades desportivas (empresas e Municípios), Educação física e desporto escolar (escolas públicas e privadas), Fitness (ginásios e health clubs) e Habilitação própria para a docência.

Ramo Educação Especial e Reabilitação Física:
- Reeducação de crianças com dificuldades, Integração de deficientes, Terapias psicomotoras e Reinserção Social.

Planos de Estudo

Recomendar PáginaRecomendar Voltar ao TopoVoltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © ISPJPB I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z
Última actualização: 2014-11-05 I Página gerada em: 29-03-2024 às 12:48:41